Facebook

Agende uma visita

Quer saber como funciona o tratamento de resíduos em todas a suas fases? Agende logo uma visita com sua empresa ou escola à sede da Marca Ambiental. SAIBA MAIS

Parque de Econegócios



VOCÊ ESTÁ EM: SUSTENTABILIDADE > Parque de Econegócios

Como uma iniciativa institucional inovadora, a Marca Ambiental em parceria com o IMADESA, iniciou em 2006 o projeto de desenvolvimento do Parque de Econegócios, que visa incentivar empreendimentos que possuam como proposta de negócio a reciclagem e reaproveitamento de resíduos - as Ecoindústrias. A proposta é criar um ambiente favorável e atraente para que empreendedores do ramo desenvolvam modelos de negócios alternativos para o tratamento de resíduos e, desta forma, compor uma cadeia de negócios complementares ao tratamento de resíduos convencional, além de criar um ambiente inovador de pesquisas e tecnologias voltados para este segmento.

Atualmente, empresas de médio e pequeno porte e micro empresas, inclusive as participantes do Programa de Incubação, compõem o Parque de Econegócio. Todas as unidades reaproveitam os resíduos que chegam à Central de Tratamento da Marca Ambiental - CTR MARCA, utilizando-os como matéria prima para seus processos produtivos. Desta forma, esses resíduos passaram a ter um destino mais nobre, deixando de ser dispostos em células de Aterro Sanitário, demonstrando, que são empreendimentos sustentáveis, exatamente por serem ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis. Constituem o Parque de Econegócios:


Atelier Papel com Arte

O Atelier Papel com Arte está localizado nas dependências da CTR Marca e teve início em 2007. É uma Ecoindústria desenvolvida em parceria com a Gestão Socioambiental do IMADESA e utiliza, obrigatoriamente, a mão de obra da comunidade local Os produtos são feitos com fibra de bananeira e papel reciclado artesanal em diversas cores, texturas e tipos para comercialização.


Atelier Papel com Arte - Produtos: Folhas de papel reciclado e de fibra de bananeira e objetos artesanais como: agendas, blocos, cadernos.
Telefone: (27) 2123 – 7733
e-mail: atelier.papel@marcaambiental.com.br



REVERTEC


No mundo são produzidos cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. Esta quantidade é composta por computadores, celulares, eletroeletrônicos, eletrodomésticos e peças avulsas. O principal perigo está nas substâncias tóxicas encontradas no lixo eletrônico: entre mercúrio, chumbo, cádmio, belírio, arsênio, pvc e BRT, que podem causar diversos danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Neste contexto, a Revertec iniciou suas atividades em 2011, através do Programa de Incubação de Econegócios. Instalada na área da CTR Marca, a empresa é especializada em gerenciamento e destinação final equipamentos eletroeletrônicos através da logística e manufatura reversa.






BioMARCA


A Biomarca oferece o serviço de coleta e beneficiamento do óleo de fritura. A empresa utiliza como matéria-prima o óleo de fritura usado, recolhido em grandes e pequenos geradores (condomínios, restaurantes, bares, cozinhas industriais, hospitais, indústrias e residências). O óleo coletado é beneficiado e destinado à unidades que o reaproveitam nos processos produtivos de fabricação de sabão, plantas de produção de biodiesel, curtumes, entre outras. Trata-se de um projeto pioneiro no Estado que nasceu da necessidade de uma destinação adequada ao óleo de fritura usado, considerado um vilão para as estações de tratamento de esgoto, pois este resíduo é normalmente descartado indevidamente na fonte geradora.

Desde o início de suas atividades, a Biomarca já chegou à marca de 2,5 milhões de litros de óleo reciclados! Para que se tenha mais clareza da importância deste feito, um montante de 50 bilhões de litros de água deixou de ser contaminado por este resíduo, sendo esse volume de água suficiente para o consumo de 1 milhão de pessoas durante 1 ano.



BioCoco


A Busca por alternativas para o reuso da casca de coco verde configura-se como um importante aspecto ambiental, dado o volume de resíduo produzido e o tempo de decomposição. Por isso, a reciclagem deste resíduo significa grande ganho ao meio ambiente e maior vida útil para aterros sanitários.

Nesse sentido, foi criada uma unidade destinada ao beneficiamento da fibra da casca de coco verde. A BioCoco, empresa já graduada pelo Programa de Incubação de Econegócios, faz esse processamento, que tem como proposta principal a utilização de tecnologia para o aproveitamento dos resíduos de coco verde com fibra longa para a produção de diversos produtos, tais como: vasos tipo xaxim, mantas para fins diversos (drenagem, contenção de encostas e etc) confecção de artesanatos diversos e substrato agrícola.

Para alcançar este objetivo, toda a cadeia produtiva estadual desse segmento foi organizada, envolvendo segregação, coleta, transporte, processamento e comercialização.



Incubadora de Empresas

O departamento de Incubadora de Empresas de Econegócios – Incubalix, é um setor do Instituto Marca de Desenvolvimento Sócio Ambiental – IMADESA. A IncubaLIX foi implantada em novembro de 2006, graças ao Convênio de Cooperação Técnica e Financeira firmado entre uma parceira entre MARCA Ambiental e SEBRAE/ES. É também parte integrante do Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis do Espírito Santo.

O Programa de Incubação tem como objetivo contribuir com a criação, o desenvolvimento e o aprimoramento de micro e pequenas empresas de base tecnológica e produção de materiais recicláveis e reaproveitáveis, de modo a assegurar o fortalecimento do segmento de tratamento de resíduos. Trata-se da primeira incubadora brasileira com foco exclusivo em econegócios.

Os interessados em participar do Programa de Incubação, devem ter acesso ao Edital do Programa de Incubação Misto de Tecnologia e Produtos, disponibilizado no site do IMADESA (www.imadesa.org.br), de forma a conhecer os critérios de avaliação e seleção das propostas elegíveis, bem como entender o programa de incubação desenvolvido pelo instituto.

Empresas incubadas:


A REVERTEC – Logística Reversa oferece soluções ambientalmente adequadas para o descarte de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (ou lixo eletrônico) no Espírito Santo.
Telefone: (27) 2123 - 7732
Site: www.revertec.com.br
e-mail: contato@revertec.com.br
Saiba mais


A BioMARCA é uma empresa especializada na coleta e beneficiamento do óleo de fritura gerado por condomínios e estabelecimentos comerciais.
Telefone: (27) 2123 – 7733
e-mail: humberto.martins@marcaambiental.com.br
Saiba mais


Empresa Graduada:


A BioCOCO é uma empresa que desenvolve o beneficiamento do resíduo de coco verde para fabricação de fibra, manta vegetal (revegetação de taludes), artefatos (vasos de plantas) e substrato agrícola.
Telefone: (27) 2123 – 7733
Saiba mais




ACESSE O SITE DO IMADESA

Marca Ambiental Ltda.
(27) 2123-7700
Marca Recicla Indústria e Comércio Ltda.
(27) 2123-7723
Marca Construtora e Serviços Ltda.
(27) 2123-7750
Br 101- km 282, Estrada do Contorno - Nova Rosa da Penha, CEP 29157-405, Cariacica-ES
R. Alfredo Alcury, nº 201 - Campo Grande
CEP 29146-220, Cariacica-ES
Mapa do site - Copyright © 2013 Marca Ambiental - Todos os direitos reservados