A geração de resíduos sólidos aumentou consideravelmente nos últimos tempos, em virtude do crescimento desenfreado das cidades e indústrias, fazendo-se necessário modificar as atividades para que haja um gerenciamento satisfatório de tais resíduos.

Como já citado por Mariana Aguiar aqui na área de notícias do site da Marca Ambiental, apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) incentivar a redução, reutilização e a reciclagem dos resíduos, sabe-se que atualmente, a tecnologia viável para o fim da vida de inúmeros materiais é o aterro sanitário.

A NBR 13896/97 – Aterros de resíduos não perigosos – Critérios para projeto, implantação e operação, estabelece as diretrizes e exigências para a disposição final de resíduos sólidos urbanos.

De acordo com a norma supracitada, todo aterro sanitário deve ser concebido sobre uma base com dupla camada impermeabilizante com o propósito de impedir a contaminação do subsolo e lençol freático, dispondo, além disso, de um sistema de drenagens de chorume e biogás, provenientes do processo de decomposição da matéria orgânica, além de águas pluviais que lixiviam pelo maciço de resíduos.

Drenagem de chorume e biogás

É composta por uma rede de drenos verticais interligados a drenos horizontais construídos na base do aterro sanitário e progressivamente ao longo de sua operação, até o término da vida útil. A implantação desse sistema garante coletar e conduzir o líquido percolado objetivando a redução das pressões internas no maciço, provenientes da geração do biogás, bem como encaminhar o efluente para o seu devido local de tratamento.

Figura 01: Vista esquemática dos sistemas de drenagem de biogás e percolados em um Aterro Sanitário (Fonte: Internet)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na maioria dos aterros sanitários, utilizam-se os seguintes materiais na confecção dos sistemas de drenagem:

 

  • Dreno de biogás: Telas de aço soldadas, pedra marroada e tubos de PEAD perfurados.

 

Figura 02: Vista de um Sistema típico utilizado para Drenagem de Biogás

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Dreno de chorume: Tubos de PEAD perfurados revestidos com camadas de brita nº 4 e pedra marroada.

 

Figura 03: Vista de um Sistema típico utilizado para Drenagem de Percolados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desta forma, percebemos o quão importante caracterizam-se as drenagens executadas no aterro sanitário, que aliadas aos dispositivos de escoamento das águas pluviais e uma criteriosa metodologia operacional, asseveram não somente fatores técnicos, mas também a possibilidade do reuso do efluente tratado e o aproveitamento do biogás para geração de energia.