Em 31 de maio é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Nesta data, é necessário fazer uma reflexão não só sobre os males que o cigarro traz para saúde, como também, para o meio ambiente. Dados do relatório de 2018 da Ocean Conservancy indicam que mais de 2 milhões de bitucas foram recolhidas durante a limpeza nas praias e que esse tipo de resíduo já ultrapassa a taxa de poluição de canudos e garrafas plásticas nos oceanos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que o número de fumantes no mundo é aproximadamente 1,6 bilhão de pessoas, por isso, é necessário refletir sobre como é realizado o descarte de bitucas de cigarro. Como destaca a Ocean Conservancy, elas são grandes vilãs ambientais por serem tóxicas e, ao se desintegrarem, liberam microplásticos em solos e oceanos. Alguns elementos químicos, como arsênio, cádmio, cobre, manganês e níquel, são utilizados na composição dos cigarros, permanecem nas bitucas e representam uma grave ameaça para as espécies marinhas.

Projeto Praia sem Bituca

Projeto Praia sem Bituca

Algumas ideias surgem como meio de inspiração para transformarem a realidade. Um bom exemplo é o projeto Praia sem Bituca que oferece, a partir da criação de bituqueiras customizadas, alternativas para que os fumantes descartarem o resíduo do cigarro.

Murilo Pereira, designer gráfico e fundador do projeto Praia sem Bituca, explica que há alguns anos veio morar no Espírito Santo e se apaixonou pelas praias. No entanto, percebeu que as areias continham muitas bitucas de cigarro e, dessa forma, surgiu a ideia de criar uma alternativa para o descarte desse resíduo.

“Há muito tempo participo de limpezas de praias e sempre observei que um dos itens mais coletados eram as bitucas de cigarro. Fiz algumas pesquisas e descobri que alguns fumantes acreditavam que o descarte incorreto desse resíduo não fazia mal para o meio ambiente e, além disso, sempre destacavam sobre a falta de onde descartar a bituca de cigarro.  Foi assim que nasceu a ideia do projeto”, destaca o entusiasta da causa ambiental.

O Projeto Praia sem Bituca possui dois tipos de bituqueiras. A bituqueira de bolso, que comporta até 15 bitucas de cigarro, e também a bituqueira fixa, ideal para estabelecimentos e mobiliário urbano, que pode armazenar mais de 20 mil bitucas. Além disso, é possível também encontrá-los no instagram na página @praia_sembituca.