Para a maioria das pessoas e empresas, não ter problema em seu processo ou gestão empresarial, pode ser considerado como algo bom, uma situação favorável e confortável para se estar. Se tudo vai bem, então está tudo certo, não é mesmo? Na verdade, não é bem assim.

Este pensamento comodista nos engana, em uma falsa sensação de tranquilidade, e nem sempre aquilo que vai bem mostra a realidade. Afinal, quando não temos problemas, não somos desafiados. Com isso, podemos ficar estagnados e não evoluímos, sem buscar novos caminhos que poderiam nos levar a patamares maiores.

A resolução de problemas é importante para a tomada de decisões e evolução do negócio

A busca constante dos japoneses pela perfeição, reflete na criação dos princípios do Lean Manufacturing (o Sistema Enxuto de Manufatura, criado pela Toyota na década de 1950) que conhecemos no ocidente. O pensamento de que “nada é tão bom que não possa ser melhorado” nos faz evoluir e nos tira da zona de conforto.

Dessa forma, se traduz um dos principais métodos dessa cultura: o Kaizen, que consiste na melhoria contínua. Podem ser aplicadas mudanças na maneira de viver e de enxergar o mundo ao nosso redor. Isso se aplica tanto para o meio ambiente, e a nós mesmos, nas esferas profissional e pessoal. O mesmo é válido para um produto ou serviço.

É necessário um esforço constante por melhorias e atitudes de mudança. Além disso, pensar “fora da caixinha” envolve se questionar o tempo todo. Nesse aspecto, fica bem claro: não ter problema (lê-se: algo a ser melhorado) é um problema.

No entanto, expor as falhas de um processo requer consistência, tempo e recursos. Admitir que, sim, há problemas, precisamos de determinação para, então, mapear e identificar cada um deles e corrigi-los. Essa mudança precisa, além de uma gestão estratégica, do envolvimento de todos, investindo sempre em capacitação e inovação.

Aprender a enxergar os problemas e pensar criticamente em possíveis soluções é algo cultural. Cada vez mais está presente nas organizações e nas áreas de gestão. E, também, e deve estar inserido em nossa rotina. Enxergar um problema significa observar sempre o seu processo e buscar formas de melhorá-lo, objetivando o avanço da organização, valorização das pessoas e melhor atendimento ao cliente.