Imagine o seguinte cenário: o setor de obras públicas federais desacreditado frente aos inúmeros casos de corrupção e de acúmulo de obras inacabadas ao longo dos últimos 30 anos. O passivo histórico de gargalos logísticos brasileiros relacionado a todos os modais, e os recursos financeiros reduzidos. 

Este foi o cenário que o novo Ministério da Infraestrutura encontrou quando assumiu a pasta no início do ano de 2019. Vinte e um meses depois, em setembro de 2020, este mesmo órgão é considerado por boa parte da crítica como um exemplo de eficiência, resultado da implantação de uma gestão estratégica de combate aos grandes gargalos logísticos brasileiros, como verifica-se pelas obras inauguradas no período. Por exemplo:

  • Ferrovias já concluídas ou em andamento, novas e/ou com obras paradas há anos, direcionadas ao escoamento de produção agrícola e industrial, ligando as regiões produtoras a portos localizados tanto a sul, quanto a norte do país;
  • Pavimentação de rodovias com histórico de até 40 anos de aguardo para conclusão, permitindo a ligação de rincões diversos ao resto do país;
  • Finalização de obras diversas, pontes, viadutos, entre outros, paralisadas e abandonadas há anos;
  • Manutenção e implantação de diversos trechos de rodovias ao longo dos quatro cantos do país;
  • Leilões de privatização de portos e aeroportos com bases bem definidas gerando melhoria e modernização dos serviços prestados, além do aporte de investimentos maciços.

Quais ações foram adotadas e implantadas ao longo do período que contribuíram para este sucesso frente às desafiadoras condições iniciais?  Por que resultados expressivos em tão curto espaço de tempo?

Em entrevista ao site da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o ministro da pasta, o engenheiro Tarcísio Gomes de Freitas, dizia enfaticamente: “todo trabalho está sendo realizado para elevar os padrões e as boas práticas de gestão, tendo como prioridade a melhoria da eficiência no uso dos recursos públicos”.

Percebe-se que há realmente muito trabalho de gestão junto ao que vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Infraestrutura. Notadamente, verifica-se o uso de práticas e condutas do ramo da engenharia/administração denominado gestão de projetos.

A gestão de projetos envolve a aplicação de conhecimentos, ferramentas e técnicas, com  diversas etapas a fim de cumprir o que se pretende com este mesmo projeto. E o sucesso de um projeto na área de infraestrutura passa pelo atendimento aos requisitos de qualidade, custo e tempo.

Ainda, a metodologia utilizada em gestão de projetos envolve, obrigatoriamente, a utilização das etapas de iniciação, planejamento, execução e monitoramento, além do encerramento do projeto (o uso do famoso ciclo PDCA). A equipe responsável por um projeto deve dedicar-se a cada uma destas etapas sob pena, caso não atinja o sucesso.

Nota-se, através de informações disponibilizadas por mídias tradicionais e redes sociais, que o Ministério da Infraestrutura tem feito uso destas ferramentas, como se verifica pelos seguintes exemplos de condutas:

Iniciação através de escopos bem definidos

Os projetos em implantação são de grande interesse público, não se verificam relatos de obras atrasadas por projetos mal elaborados, ou mesmo sem definição de padrões de qualidade almejados;

Planejamento

Nota-se a existência de cronogramas bem elaborados, adaptados às condições meteorológicas locais, com inclusive, ocorrência de entrega de obras antes mesmo dos prazos finais estabelecidos. 

Verifica-se, também, a existência de planilhas de custos bem elaboradas, contemplando todos os recursos necessários para a execução dos serviços, uma vez que não se vê relatos de sobrepreços, superfaturamentos, nem mesmo de aditivos. Partes interessadas e riscos envolvidos estão sendo bem gerenciados, visto o baixo relato de entraves associados a estas questões;

Execução e monitoramento

Informações disponibilizadas pela mídia em geral demonstram que os projetos vêm sendo implantados conforme planejamento prévio, visto o atendimento aos requisitos de qualidade, custo e tempo. Obras são constantemente vistoriadas por técnicos do ministério da infraestrutura, inclusive pelo ministro.

Encerramento

Obras vêm sendo oficialmente entregues conforme planejamento prévio, atendendo as demandas originais.

Se um dos objetivos do Ministério da Infraestrutura era elevar os padrões para se obter eficiência no uso dos recursos públicos, pode-se dizer, mediante análise deste último período de 21 meses, que as metas vem sendo satisfatoriamente atingidas, e, que, o modelo de gestão adotado contribui sobremaneira para o sucesso dos projetos desenvolvidos.