Você já parou para pensar aonde quer chegar? Quais são seus objetivos na vida? Assim como as pessoas, as organizações também possuem um alvo a ser atingido e nesse contexto é notável o quanto tem crescido, nos últimos anos, o grau de exigência do mercado e a competitividade entre elas. Cada detalhe tem sido um diferencial, principalmente no que tange ao modelo de gestão adotado pelas empresas e tem se destacado as que aderem à cultura de gestão por resultados.

O que é gestão por resultados?

Este conceito nasceu por volta dos anos 1950, em que Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, traz em seu livro “The Practice of Management”, o termo Management by Objectives (MBO), também conhecido como Management by Results (gestão por resultados).

Ela se baseia nos seguintes pilares:

  • Transparência;
  • Objetividade;
  •  Engajamento.

Em resumo, trata-se de como administrar o negócio deixando em evidência os propósitos e anseios que a companhia busca alcançar. Isso é definido com ajuda de controle de indicadores, na forma de métricas bem definidas e claras para todos. Somado a isso, estão as metas desafiadoras e focadas no objetivo esperado ao final de um período.

Já o trabalho em equipe e o ganho de produtividade são potencializados com o engajamento das pessoas alinhado à cultura de resultados de forma colaborativa, reforçando a importância de cada um dentro desse processo através de avaliações periódicas de desempenho.

Segundo o artigo da Forbes: “Fazer a transição para uma cultura voltada para resultados pode ser o que diferencia uma empresa de seus concorrentes. Ao compartilhar ideias e objetivos da empresa, as empresas podem criar funcionários capacitados que se concentram em melhorar a si mesmas e ao negócio para o qual trabalham. Uma cultura voltada para resultados não cria apenas trabalhadores árduos; ele cria colaboradores impactantes.” (DEOBALD, 2019, p.5).

Na Marca Ambiental, trabalhamos com reuniões mensais de resultados estruturadas pelo Gerenciamento da Rotina e trimestralmente com o OKR ou Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave) alinhado ao planejamento estratégico no qual os gestores guiam o time a fim de baterem as metas que norteiam todas as áreas da CTR. 

Foco em ser sustentável para garantir a missão de oferecer solução completa para o gerenciamento de resíduos valorizando as partes interessadas, o meio ambiente, a qualidade, a segurança e a inovação. Tudo isso para chegarmos ao nosso objetivo: ser a melhor e mais completa Central de Tratamento de Resíduos do Brasil, até 2023.