Setembro é um mês que representa a importância da limpeza dos mares. O movimento Cleanup Day é realizado em todo o mundo e tem inspirado governos, empresas e cidadãos a se engajarem na luta contra o resíduo plástico em praias e rios, que ameaça a saúde dos oceanos, vida marinha e a dos seres humanos. No ES várias iniciativas serão realizadas neste sábado (21), engajadas pelo Dia Mundial da Limpeza 2019 – algumas delas são a do Núcleo Camaleão, que se reunirá no Píer de Iemanjá, além da Associação de Moradores, Proprietários e Amigos da Ilha do Frade, que agrupará os participantes na base montada no Bosque José Moraes.

Mirela Souto, é gestora de comunicação da Marca Ambiental, ressalta que a empresa abraça a essa causa junto aos organizadores e revela a importância do descarte consciente de resíduos, por parte de todos. “Datas e campanhas como essas, nos fazem repensar atitudes. Em seu Plano de Combate ao Lixo no Mar, o Ministério do Meio Ambiente divulgou, este ano, que aproximadamente 80% dos resíduos que se encontram no mar são constituídos por plásticos e derivados. Grande parte tem origem de atividades realizadas em terra, a partir da gestão inadequada, enquanto os 20% restantes são de transporte de cargas, pesca, plataformas marítimas, entre outros”, pontua.

Participantes chamam população com grito de guerra: “vamos limpar nossas praias?”

O lema do movimento mostra que “sozinho é possível chegar a algum lugar, mas junto, é sempre possível ir mais longe”. E com esse mesmo espírito os participantes convidam a população com o grito de guerra: “vamos limpar nossas praias”?