A última semana de julho foi marcada por uma série de ações, com o Ciranda do Saber, nosso programa Socioambiental voltado para a comunidade de Nova Rosa da Penha. Realizamos a Semana Cultural, idealizada por nossa equipe e conduzida pela colaboradora Laís Simões Cavalcante, entre os dias 29 a 31/07.

Segundo Mirela Souto, gestora de comunicação da Marca Ambiental, a Semana Cultural trata-se de uma atividade socioambiental. “Faz parte da nossa identidade o processo de valorização da comunidade, um dos nossos stakeholders de grande valor. Acreditamos que a transformação é um princípio, um meio e um fim”, disse Mirela.

O que guiou a nossa Semana Cultural?

O objetivo principal foi trabalhar com os alunos, o tripé dos estímulos. Segmentamos o conjunto de ações envolvendo o social, o ambiental e o educacional, com a ideia de promover atividades que estimulassem o processo de aprendizagem dos alunos nos projetos de música (EcoMusic), canto (EcoVoices) e esporte (Futsal e Jiu-jitsu – Tatame Legal).

1º estímulo: social

Exibimos o filme “Coach Carter: Treino para a Vida. Nesse filme, Ken Carter se torna treinador de uma equipe de basquetebol, composta por jovens com dificuldades financeiras e acadêmicas.

Os alunos do Tatame Legal e Futsal tiveram a oportunidade de conhecer a superação de um atleta de periferia. “As crianças refletirem sobre as possibilidades do esporte como agente transformador. O filme foi projetado na tela do Teatro da Praça CEU”, contou Mirela.

2º estímulo: ambiental

As atividades de educação ambiental também foram sucesso! Foi ministrada uma palestra sobre o meio ambiente, com foco principal no tema resíduos. Os alunos tiveram espaço para pintura, em que puderam retratar, individualmente, a visão sobre o meio ambiente. Os desenhos estão expostos na Biblioteca da Praça CEU.

De acordo com a professora Larissa Queiroz, crianças e adolescentes participaram ativamente. “Foi incrível ver a importância que eles deram para esse momento tão rico. Eles forneceram suas opiniões, se divertiram e, principalmente, aprenderam com a troca de experiências. Iniciativas com esse cunho são primordiais para a comunidade”, destacou.

3º estímulo: educacional

Com os alunos do EcoMusic estimulamos a escolha de livros disponíveis na biblioteca da Praça CEU. Eles realizarem a leitura e, após, os temas escolhidos foram tratados com uma dinâmica de interpretação. Todos tiveram a oportunidade de se expressarem, em um bate-papo regado à música e recreação.

Roniel Mônico, gestor da Praça CEU, conta que o que os alunos vivenciaram nesses dias foi uma experiência de cultura e meio ambiente. “Eles se divertiram e realizaram atividades diferentes do seu dia a dia. Incentivamos a leitura, a reflexão após o filme, e com que eles entendessem os caminhos do certo e do errado. Foi uma semana nota 1.000”, disse. 

Para acompanhar nossas próximas ações, fique de olho em nosso Blog e também em nas redes sociais!