Devido ao crescente desenvolvimento econômico e aos altos padrões de consumo atuais, a energia tornou-se um dos principais constituintes da sociedade moderna, sendo necessária para se criar bens com base em recursos naturais e fornecer serviços dos quais usufruímos. Porém, o que se observa como consequência grave e irrestrita deste uso, é a intensa degradação do solo, ar e águas, com impactos negativos a diversos ecossistemas.

O grande desafio do desenvolvimento atual são as práticas e inovações tecnológicas, que aliem o suprimento de recursos energéticos juntamente com as demandas sanitárias e ambientais. Neste cenário, diversas soluções para o aproveitamento dos resíduos como fonte de energia e materiais estão em análise quanto às viabilidades econômicas e socioambientais.

O gasto energético das empresas de saneamento representa uma grande fatia de seus custos operacionais, sejam eles com combustíveis para máquinas ou eletricidade para o funcionamento das estações. Dessa forma percebe-se que ao mesmo tempo que se consome energia para se produzir bens também se gasta para se sanear.

Alternativas como reutilização, reciclagem e aproveitamento energético dos resíduos são soluções para a redução destes custos e impactos gerados. Os biocombustíveis como o etanol, biodiesel e biogás, cada vez mais presentes em nosso cotidiano, crescem sua produção a partir de resíduos. Há ainda os tratamentos termoquímicos como a incineração, pirólise e gaseificação, que ganham consistência e sustentação para aplicações em larga escala, podendo fornecer grandes quantidades de energia.

A Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Marca Ambiental, além de reciclar óleos combustíveis, está prestes a inaugurar seu sistema de aproveitamento energético, utilizando o biogás gerado em seu aterro sanitário.

O que são aterros sanitários?

Aterros sanitários são obras de engenharia com objetivo de dispor os resíduos de maneira ambientalmente adequada, mas também funcionam como um biodigestor anaeróbio, visando a degradação da matéria orgânica e a geração de gás com alto poder calorífico. É previsto em sua aplicação, diminuir consideravelmente a demanda externa de energia elétrica.

A contaminação gerada pela disposição incorreta dos resíduos causa prejuízos para a sociedade, afetando diretamente na saúde pública e na qualidade ambiental. Desta forma, aproveitar energeticamente os resíduos representa enormes ganhos, pois, além de não contaminar o meio ambiente, também é realizado o seu tratamento com utilização dos seus subprodutos, empregados como combustíveis.